IAC

Instituto Agronômico

Desde 1887, ainda nos tempos dos cafezais, o IAC vem realizando pesquisas na área agrícola e se modernizando para oferecer respostas ao agronegócio, em plena era genômica. Como órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o IAC desenvolve variedades de plantas mais resistentes e produtivas, produz tecnologia de produção e colheita, gera e disponibiliza informações agrometeorológicas, realiza análises de solo, além de estudos de pragas e doenças. São resultados que tornam o IAC um sinônimo do sucesso representado pelo Brasil agrícola.

 

O IAC já desenvolveu cerca de 700 novas variedades de 66 espécies, nas mais diversas cadeias produtivas do agronegócio paulista e brasileiro. Sua missão é gerar e transferir ciência e tecnologia para o negócio agrícola, visando à otimização dos sistemas de produção vegetal e ao desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade ambiental.

 

LARANJALO trabalho realizado no instituto sempre buscou desenvolver tecnologias eficientes para atender às necessidades dos produtores, às exigências das indústrias e do consumidor. As contribuições estão nas diversas culturas: arroz, feijão, algodão, frutas tropicais e temperadas, flores, mandioca, batata, enfim, para todas as plantas que fazem parte de nossa vida, não apenas na alimentação, mas também em vestuário e outros segmentos das indústrias.

 

A abrangência da atuação do IAC alcança a vida de paulistas e brasileiros em, praticamente, todos os momentos do dia, desde o café da manhã, passando pelas demais refeições, até o momento de dormir. Têm origem em pesquisas do IAC os alimentos, as fibras e tantos outros produtos derivados de plantas, como a borracha, aromas e medicamentos.

 

SERINGUEIRA - IACCom ampla importância na história da agricultura, o IAC mantém atuação extremamente moderna, como os programas de genomas de fitopatógenos, de citros e de café – os dois últimos concluídos em 2004. Os artigos científicos gerados têm sido publicados em revistas científicas nacionais e internacionais de elevado gabarito.

 

Várias tecnologias foram lançadas pelo IAC nos últimos anos. São exemplos as variedades de arroz, feijão, girassol, cana-de-açúcar, além de novas ferramentas de agricultura de precisão, por exemplo nas áreas de agrometeorologia e análises de solos.

 

O conhecimento gerado no IAC é levado aos produtores de diversas regiões do estado em atividades de campo e cursos, em que o público tem a oportunidade de aprender e ver como funcionam os mecanismos que aprimoram a agricultura. Outro braço desse patrimônio científico é a Pós-Graduação IAC em Agricultura Tropical e Subtropical, dividida em três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Melhoramento Genético Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola. Criado em 1999, o curso visa à formação de pesquisadores, docentes e profissionais especializados, em nível de mestrado.

 

Esses resultados proporcionam importantes benefícios ao agricultor e ao consumidor. Através da orientação das pesquisas no desenvolvimento de variedades resistentes às principais doenças, obtém-se o baixo uso de agroquímicos, viabilizando a produção de alimentos mais saudáveis e seguros para o consumidor final, além de preservar o ambiente.

 

www.iac.sp.gov.br