O Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun-VONBRAUNLABS é uma instituição brasileira, sem fins lucrativos, destinada ao desenvolvimento de soluções inovadoras de engenharia para os setores público e privado, no Brasil e no exterior, nas áreas de Automação, Informática e Física em geral. Fundado em 1997 pelo físico Dario Sassi Thober, no âmbito da rede de Faculdades Salesianas, em 2001 tornou-se independente, recebendo o nome do renomado cientista planetário Wernher von Braun.
Seguindo os preceitos da inovação, os projetos desenvolvidos são firmemente baseados em pesquisa fundamental e originam mecanismos especiais, produtos, tecnologias, e até mesmo promovem o surgimento de novas empresas. Cumprem, assim, o compromisso de atender às necessidades da indústria, bem como a missão de continuamente explorar novas fronteiras da Ciência, criando aplicações práticas e oportunidades que poderão apoiar futuras investigações científicas mais aprofundadas.
O VONBRAUNLABS foi credenciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no ano de 2002, e já em 2022 se tornou entidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). A unidade principal está localizada em Campinas, SP, mas também conta com laboratórios na cidade de São Carlos, juntamente com outras reconhecidas empresas de tecnologia e instituições de ensino. Possui parceiros estratégicos na Malásia e na China, no continente asiático, no contexto de um ecossistema que atende à fabricação industrial competitiva mundialmente das Soluções de Hardware e Software projetadas e desenvolvidas para diversas aplicações, com destaque para a Internet das Coisas e Mobilidade-IoT.
O VONBRAUNLABS promove a inovação tecnológica por encomenda de prestação de serviços, com capacidade comprovada de entrega na forma final de Produtos, Sistemas Integrados, Novos Serviços e Novos Negócios para os clientes. Alguns projetos levaram à criação de startups, e contaram com a participação de diversos profissionais e clientes em sua elaboração. Nos mesmos moldes, são desenvolvidos projetos de exploração científica no campo da Mecânica Quântica, impulsionados pelos resultados alcançados progressivamente. Tais procedimentos de trabalho atribuem ao VONBRAUNLABS uma característica institucional particular, pois além de criar e desenvolver ideias e soluções, também contribui para estruturar todo o ecossistema de inovação envolvido, com vistas a torná-lo efetivo e comercialmente viável, e cuja veracidade pode ser comprovada no dia a dia da população, na região de Campinas e para além dela.
Nas rodovias de São Paulo tem-se um exemplo bem-sucedido em termos de monitoramento e sinalização, no qual o VONBRAUNLABS vem atuando desde 2012 junto ao Governo do Estado, na implantação do sistema de cobrança eletrônica de pedágios, tanto na parte sistêmica, como também em relação aos dispositivos semicondutores, precursores no mundo a utilizar criptografia avançada. É de autoria da Instituição, ainda, mais de 70% do conteúdo da Norma internacional para esse tipo de dispositivo, que pode ser expandido para outras utilidades.
Posteriormente, mas para o mesmo segmento de serviços, foi desenvolvido pelo VONBRAUNLABS em 2021 o aplicativo de celular “Sem Parar Pay”, vinculado a uma carteira virtual que permite o pagamento do pedágio em cabines de cobrança comuns. Neste caso, a comunicação entre o dispositivo e o sistema de pagamento da concessionária ocorre via bluetooth já acionado anteriormente pelo motorista, ou seja, sem a necessidade de pegar e direcionar o aparelho celular. O sistema foi desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, que ficou responsável pelo desenho da tecnologia, inclusive da arquitetura de segurança, e é o detentor da propriedade intelectual.
Em 2020, o VONBRAUNLABS criou um mini chip de 1 mm², da espessura de um fio de cabelo e feito a partir de grãos de areia. O minúsculo componente é implantado em placas de produtos eletrônicos para transmissão de todas as informações sobre eles, sendo acionado pela rádio frequência de aparelhos que fazem a leitura remota dos dados. Em caso de roubo, se os produtos passarem por um monitor de pedágio, o alerta é disparado para o fabricante, para a transportadora ou a empresa seguradora, possibilitando a recuperação da carga. O chip identifica se o produto é original, faz o rastreamento do trajeto percorrido desde a fabricação, verifica se os impostos foram pagos e ainda ativa um aparelho que impede o funcionamento do produto roubado, assim como sua clonagem e falsificação.
Na pandemia da Covid 19, a Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP criou uma campanha para atender famílias vulneráveis, arrecadando recursos para aquisição e distribuição de cestas básicas. O projeto que ficou conhecido como “Viva a Vida” contou com a utilização da tecnologia desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun para um aplicativo (APP) destinado a conectar pessoas e instituições, e na busca de doadores. O aplicativo, que preservou integralmente os dados pessoais dos usuários, serviu como um canal de comunicação entre a Prefeitura do Campus universitário, responsável por encaminhar as doações, e as famílias beneficiadas.
Em 2023, o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun deu início à implantação de uma minifábrica de microchips em Manaus. A minifábrica cabe em um espaço de 40m x 40m, e o sistema oferece o chip como serviço, desenvolvido na nuvem computacional, com impressão e testes de protótipos no prazo ágil de semanas em lugar de meses. O objetivo do projeto é a descentralização espacial na produção de chips, instalando-se minifábricas em centros de pesquisas, parques tecnológicos, dentro de indústrias, e com isso acelerando o desenvolvimento e simplificando a produção de novos tipos, dada a ampla aplicabilidade desses componentes, chamados também de semicondutores, e responsáveis por fazer funcionar inúmeros produtos, desde celulares até foguetes.
Patrocínio
Realização