16/04/2024
No final de 2023, em Campinas (SP), foi inaugurado o Tropical Food Innovation Lab, um centro revolucionário onde ciência e negócios se entrelaçam para criar processos de produção de alimentos e bebidas de forma sustentável. Esse projeto inovador se caracteriza como um Hub, um espaço que conecta instituições de pesquisa, universidades, empresas, investidores, startups e outras entidades, impulsionando a inovação alimentar com práticas sustentáveis que respeitam a biodiversidade brasileira e promovem a acessibilidade nutricional.
Equipado com uma planta piloto de 1,3 mil m² e com infraestrutura de última geração, o Tropical Food Innovation Lab, está instalado no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), e oferece linhas de processamento em pequena escala, incluindo sistemas de extrusão úmida e seca para proteínas vegetais, laboratórios de análise e aplicação, e uma cozinha experimental de ponta, conhecida como demokitchen. Neste ambiente colaborativo, empresas, engenheiros de alimentos, nutricionistas, chefs e mixologistas unem forças para criar produtos inovadores. Além disso, o espaço oferece áreas de interação e coworking para workshops criativos e pitching (apresentações de projetos). Em uma próxima fase, está prevista a adição de uma unidade de processamento de bebidas para complementar as instalações já existentes no Ital.
O Brasil, com sua vasta biodiversidade vegetal e uma indústria alimentar proeminente que historicamente contribui com 10% do PIB, é o ambiente perfeito para essa iniciativa. Localizado em Campinas, um centro de tecnologia no país, o Tropical reúne talento e recursos para impulsionar a cadeia de alimentos, consolidando o Brasil como líder global. Para isso, conta com a parceria com instituições renomadas e de alta relevância, como as suíças Bühler e Givaudan, a Cargill (norte-americana), o FoodTech Hub Latam e do Ital.
Food Tech Hub Latam
O FoodTech Hub Latam é uma iniciativa criada em 2019 que visa impulsionar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias na indústria de alimentos na América Latina. Geralmente, é uma organização que reúne startups, empresas consolidadas, investidores e outros stakeholders do setor de tecnologia alimentar para colaborar, compartilhar conhecimento e promover o crescimento conjunto. As funções podem incluir: aceleração de startups, networking e eventos, eficiência no processo de investimentos, inovação colaborativa, educação, dentre outras possibilidades.
Paulo Silveira, CEO da FoodTech Hub, e idealizador e gesto do Tropical Food Innovation Lab, destaca: “Este ecossistema de inovação, estrategicamente localizado em Campinas, uma cidade reconhecida por sua excelência tecnológica no Brasil, agrega a expertise intelectual, tecnológica, científica e criativa para estabelecer conexões e soluções de vanguarda para a cadeia de alimentos, contribuindo assim para o protagonismo do Brasil como um expoente mundial”
“O Brasil tem sabores e texturas maravilhosos”.
“O Tropical Food Innovation Lab é a materialização da visão do Ital de que o futuro se constrói somando competências e infraestrutura e aplicando conhecimento para gerar inovação e promover o empreendedorismo na área de ciência e tecnologia de alimentos”, diz Eloísa Garcia, diretora geral do Ital. Entrevistada na Record News (disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=FnmpAC2g9Ss& t=277s&ab_channel=RecordNews). Ela aponta a iniciativa em questão como uma parceria público-privada que visa impulsionar a inovação no setor de alimentos no Brasil, propondo a colaboração entre empresas privadas e instituições de pesquisa com foco principal na segurança alimentar – da população brasileira e mundial – e o aproveitamento da biodiversidade brasileira, reconhecendo o potencial do país na tecnologia de alimentos. Além disso, busca explorar a biodiversidade brasileira para desenvolver ingredientes alimentares que promovam o uso sustentável da floresta e gerem renda para as comunidades locais. Uma das metas é diversificar os sabores e texturas dos alimentos, não apenas para encantar os consumidores, mas também para destacar a riqueza gastronômica do Brasil no mercado internacional. Outro aspecto importante é a redução do desperdício de alimentos ao longo da cadeia de produção e consumo, aproveitando os resíduos para criar produtos de alto valor nutricional.
Ital
O ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) é uma instituição brasileira que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na promoção da tecnologia aplicada aos alimentos. Fundado em 1963, o ITAL é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Destaca-se principalmente pela atuação na pesquisa e desenvolvimento, no suporte técnico prestado, a certificação e análise de alimentos, e no desenvolvimento de normas e regulamentações.
Cargill
A Cargill, fundada em 1865, é uma das maiores empresas de agronegócio do mundo, atuando em diversos segmentos da cadeia de valor alimentar, incluindo agricultura, produção de alimentos, processamento de grãos, comercialização de commodities agrícolas, entre outros. Suas premissas visam atender diversos processos e setores de maneira sustentável, propondo a agricultura sustentável, a redução do desmatamento, sustentabilidade no processo de produção de alimentos, gestão de águas, com accountability.
Carlos Prax, líder de Tecnologia e Inovação LATAM da Cargill, afirma que o Tropical Food Innovation Lab, aponta: “A inovação é uma das chaves para alcançar isso, especialmente com o aumento da população e os desafios que vão das mudanças climáticas aos novos perfis de consumo. Estamos muito honrados em liderar este projeto ao lado de parceiros tão relevantes para a produção de alimentos não apenas na América Latina, mas no mundo”.
Para mais informações:
https://www.youtube.com/watch?v=FnmpAC2g9Ss
www.ital.agricultura.sp.gov.br.
Patrocínio
Realização