Interdependência, Ciência, Tecnologis e Inovação e a Região de Campinas
Blog

A pesquisa é a semente do futuro – Prêmio APTA Semeador do Futuro


06/01/2025

No dia 10 de dezembro de 2024, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) reconheceu e premiou os pesquisadores, servidores e parceiros dos seus institutos de pesquisa, que contribuíram significativamente para a agricultura no estado de São Paulo. Foi a 2º edição do Prêmio APTA Semeador do Futuro, que teve início em 2023. De acordo com Eloísa Garcia, Diretora Geral do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos: “Esse prêmio é um prêmio de reconhecimento, e é muito importante a gente expressar nossos agradecimentos aos nossos colaboradores, nossos parceiros e às instituições que nós reconhecemos como muito importantes. Tenho certeza que esse reconhecimento se estende às equipes técnicas da APTA, pois são  as pessoas que fazem as instituições”.

Foto: Website ITAL

Segundo Carlos Nabil Ghobril, Coordenador da APTA, doutor em Ciências pela USP, a premiação que aconteceu na sede do ITAL em Campinas, tem como objetivo reconhecer o trabalhos dos funcionários em todas as categorias. Foram premiados 3 servidores das instituições da APTA, nas categorias Apoio Operacional à Pesquisa, Apoio Técnico à Pesquisa e Pesquisador Científico. Também receberam reconhecimento 3 pessoas físicas e jurídicas não vinculadas à APTA, categorias Agronegócio, Ciência e Tecnologia e Produção.

Prêmios. Apoio Operacional à Pesquisa. Premiada: Glaucia Teresa Stigliano, diretora do Centro de Atividade Administrativa do ITAL, Pedadoga pela Fundação Hermínio Ometto (Uniararas), funcionária da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) há 32 anos. Apoio Técnico à Pesquisa. Premiada: Regina Cristina Batista, Técnica de apoio do IB (Instituto Biológico), Química pela Universidade de Guarulhos, ingressou no IB em 2008. Pesquisador Científico. Premiado: Sérgio Augusto Morais Carbonell, Agrônomo pela UFSM, Docente e orientador na pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC, trabalha no Instituto Agronômico desde 1994.

Destaque do Agronegócio: Chistiane Morais, produtora rural de seringueira, cana-de-açúcar, pecuária de corte e criadora de cavalos, vencedora do Prêmio Planeta Campo 2023, embaixadora do Global Agribusiness Fórum 2024 e uma das mulheres mais influentes do setor sucroenergético (Prêmio MasterCana Centro-Sul 2024).

Destaque da Ciência e Tecnologia: FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A Fundação contribuí de forma significativa no apoio às instituições da APTA, principalmente em projetos que visam o conhecimento e a formação dos recursos humanos (concedendo bolsa de nível técnico, iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e jovem pesquisador). Além do apoio aos projetos temáticos vinculados ao Programa de Pesquisa em Bioenergia e os Centros de Ciência para o Desenvolvimento.

Destaque da Produção: Instituto Auá, que se dedica à educação, práticas de biodiversidade, fortalecimento de comunidades, atuando com diferentes setores da sociedade (comunidades locais, ONGs, instituições públicas como o IEA (Instituto de Economia Agrícola)/APTA – com o qual desenvolve projetos e eventos sobre biodiversidade.

O Conselho Técnico-Científico da APTA foi responsável pela seleção dos premiados, com base nas indicações de suas sete instituições: Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Biológico (IB) de São Paulo, Instituto de Economia Agrícola (IEA)/SP, Instituo de Pesca (IP)/Santos, ITAL de Campinas, Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa e Apta Regional. De acordo com Orlando Melo de Castro, subsecretário da Secretaria de Agricultura, “o termo semeador reflete a essência do trabalho desses profissionais, que promovem avanços fundamentais para o agronegócio e para a pesquisa científica no país”.

Link: https://ital.agricultura.sp.gov.br/ noticia/premio-apta-semeador -do-futuro-2024-reconhece -destaques-da-pesquisa -e-do-agronegocio

 

Lei Rouanet

Patrocínio

BOSCH

Realização

Fundação Fórum Campinas

 

Ministério da Cultura - Governo Federal