06/01/2025
No dia 10 de dezembro de 2024, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) reconheceu e premiou os pesquisadores, servidores e parceiros dos seus institutos de pesquisa, que contribuíram significativamente para a agricultura no estado de São Paulo. Foi a 2º edição do Prêmio APTA Semeador do Futuro, que teve início em 2023. De acordo com Eloísa Garcia, Diretora Geral do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos: “Esse prêmio é um prêmio de reconhecimento, e é muito importante a gente expressar nossos agradecimentos aos nossos colaboradores, nossos parceiros e às instituições que nós reconhecemos como muito importantes. Tenho certeza que esse reconhecimento se estende às equipes técnicas da APTA, pois são as pessoas que fazem as instituições”.
Segundo Carlos Nabil Ghobril, Coordenador da APTA, doutor em Ciências pela USP, a premiação que aconteceu na sede do ITAL em Campinas, tem como objetivo reconhecer o trabalhos dos funcionários em todas as categorias. Foram premiados 3 servidores das instituições da APTA, nas categorias Apoio Operacional à Pesquisa, Apoio Técnico à Pesquisa e Pesquisador Científico. Também receberam reconhecimento 3 pessoas físicas e jurídicas não vinculadas à APTA, categorias Agronegócio, Ciência e Tecnologia e Produção.
Prêmios. Apoio Operacional à Pesquisa. Premiada: Glaucia Teresa Stigliano, diretora do Centro de Atividade Administrativa do ITAL, Pedadoga pela Fundação Hermínio Ometto (Uniararas), funcionária da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) há 32 anos. Apoio Técnico à Pesquisa. Premiada: Regina Cristina Batista, Técnica de apoio do IB (Instituto Biológico), Química pela Universidade de Guarulhos, ingressou no IB em 2008. Pesquisador Científico. Premiado: Sérgio Augusto Morais Carbonell, Agrônomo pela UFSM, Docente e orientador na pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC, trabalha no Instituto Agronômico desde 1994.
Destaque do Agronegócio: Chistiane Morais, produtora rural de seringueira, cana-de-açúcar, pecuária de corte e criadora de cavalos, vencedora do Prêmio Planeta Campo 2023, embaixadora do Global Agribusiness Fórum 2024 e uma das mulheres mais influentes do setor sucroenergético (Prêmio MasterCana Centro-Sul 2024).
Destaque da Ciência e Tecnologia: FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A Fundação contribuí de forma significativa no apoio às instituições da APTA, principalmente em projetos que visam o conhecimento e a formação dos recursos humanos (concedendo bolsa de nível técnico, iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e jovem pesquisador). Além do apoio aos projetos temáticos vinculados ao Programa de Pesquisa em Bioenergia e os Centros de Ciência para o Desenvolvimento.
Destaque da Produção: Instituto Auá, que se dedica à educação, práticas de biodiversidade, fortalecimento de comunidades, atuando com diferentes setores da sociedade (comunidades locais, ONGs, instituições públicas como o IEA (Instituto de Economia Agrícola)/APTA – com o qual desenvolve projetos e eventos sobre biodiversidade.
O Conselho Técnico-Científico da APTA foi responsável pela seleção dos premiados, com base nas indicações de suas sete instituições: Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Biológico (IB) de São Paulo, Instituto de Economia Agrícola (IEA)/SP, Instituo de Pesca (IP)/Santos, ITAL de Campinas, Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa e Apta Regional. De acordo com Orlando Melo de Castro, subsecretário da Secretaria de Agricultura, “o termo semeador reflete a essência do trabalho desses profissionais, que promovem avanços fundamentais para o agronegócio e para a pesquisa científica no país”.
Patrocínio
Realização