09/04/2024
Programa LANDS – Laboratório Nacional para o Desenvolvimento Sustentável, tem como objetivo identificar e implementar soluções em agendas ligadas aos temas da sustentabilidade e desenvolvimento em várias áreas
“O Lands não é somente um projeto da PUC Campinas, que acolheu a iniciativa, mas envolve outras universidades e institutos de pesquisa, com o objetivo maior de oferecer um mundo mais sustentável para a humanidade”. Dando início ao Workshop que lançou o Lands no Espaço Mescla da PUC Campinas, estas foram as palavras do Reitor Dr. Germano Rigacci Júnior, que na abertura do evento explicou aos presentes os motivos que levaram a universidade à acolher o projeto. Primeiramente os propósitos do Laboratório Nacional vêm ao encontro da missão da PUC, inspirada no magistério do Papa Francisco, que prioriza o cuidado com o próximo, sua comunidade e o seu meio ambiente. A segunda razão é que a PUC Campinas, uma instituição sem fins lucrativos, filantrópica, comunitária, confessional católica, tem entre seus objetivos a promoção de estudos, análises, avaliações e serviços que promovem referências importantes para a economia nacional (baixo consumo de carbono, economia circular, urbanismo sustentável, cuidado com o meio ambiente). A terceira justificativa para acolher o projeto é o envolvimento da universidade com o HIDS – HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, que está avançado na sua concepção e que conta com outras instituições e com o setor público.
O Laboratório surge com o objetivo de buscar uma estratégia para o desenvolvimento socioeconômico, para que de fato uma nova economia possa acontecer dentro da lógica da sustentabilidade. Como extrair os recursos naturais causando o mínimo de impacto ambiental? Quais as estratégias do governo para isso? O Lands pretende reunir pessoas e competências para discutir essas questões, e desta forma auxiliar na organização e implantação de uma agenda neste sentido.
E como avaliar a eficácia do Lands? Através dos 7 programas estruturados para esta finalidade, de acordo com o Prof. Dr. Marco Aurélio Pinheiro Lima, do Instituto de Física da Unicamp: 1) Programa de Mapeamento de Competências e Infraestruturas (gratuito e disponível para o público de forma geral); 2) Programa de Avaliação de Sustentabilidade e Modelagem Tecnológica (identificando as maiores cadeias produtivas do país e seus impactos ambientais); 3) Programa de Desenvolvimento Tecnológico (como localizar as competências e realizar esse desenvolvimento, como dar início ao programa, como preencher lacunas dos processos que serão estudados); 4) Programa de Gestão de Negócios (e a possibilidade da PUC criar um Parque Tecnológico Temático); 5) Programa de Comunicação do Projeto; 6) Programa de Educação em Desenvolvimento Sustentável (através dos cursos de pós-graduação, simular e desenvolver a cultura do desenvolvimento sustentável); 7) Programa de Políticas Públicas.
Carlos Alberto Aragão de Carvalho Pinto, Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP, apresentou no evento os principais programas da instituição que poderiam somar às propostas do Lands. Para ele o desenvolvimento sustentável precisa considerar o “desenvolvimento social”, assim como a transição ecológica e energética, que estão na ordem do dia.
Michael Hennessey, especialista da Divisão da Competitividade, Tecnologia e Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento relatou que os projetos do BID estão exigindo cada vez mais cálculos, estudos, pensamentos e conhecimento sobre tecnologia para a promoção da sustentabilidade, e que desta forma o Lands chega num momento excelente. Para o especialista, o Lands pode oferecer assistência técnica, consultoria para projetos específicos e produtos voltados para o conhecimento (estudos financiados, base de dados, análises regionais que estimulem a elaboração de novas políticas públicas).
Para o Prof. Dr. Arthur Yabe Milanez, do BNDES, é importante que o novo laboratório tenha um modelo de atuação bem definido, pois as empresas precisam reconhecer uma capacitação específica em suas atividades, para que ofereça soluções de problemas específicos, determinados. As empresas hoje são servidas por alguns centros tecnológicos com as quais já tem um relacionamento e já podem contar. Sendo assim o Lands precisa preencher lacunas que o mercado ainda não oferece.
Para saber mais sobre o Lançamento do Programa Lands, acesse a matéria completa:
Reportagem original:
https://www.puc-campinas.edu.br/ puc-campinas-realiza-workshop- e-apresenta-programa-lands- com-foco-na-sustentabilidade/
Fotos:
https://www.puc-campinas.edu.br/lands/
Patrocínio
Realização