16/04/2024
A Ilum Escola de Ciência, sediada em Campinas (SP) e coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), alcançou um marco significativo em seu terceiro edital de seleção de alunos para o curso de ensino superior em Ciências, Tecnologia e Inovação em nível de bacharelado.
Foram 3,9 mil inscrições enviadas – de todas as regiões do Brasil – para as 40 vagas disponíveis para 2024, o que resultou em uma média de 97,5 candidatos para cada vaga. Esse aumento radical na concorrência – cerca de três vezes mais candidatos inscritos em relação a 2023 – demonstra o crescente interesse dos alunos pela ciência e pelo formato do curso focado na vida acadêmica.
Outro dado extremamente significativo pôde ser visto na relação aos aprovados no edital da terceira edição da Ilum para ingresso em 2024: pela primeira vez o número de mulheres aprovadas (62,5%) foi maior do que o de homens (37,5%). Do total de convocados, 42,5% são da Região Sudeste; 30% do Nordeste; 15% do Centro-Oeste; 10%, do Sul; e 2,5%, da região Norte.
O diretor da Ilum, Adalberto Fazzio, membro da Academia Brasileira de Ciência, destaca a importância do resultado para o aumento do debate da participação e representatividade das mulheres na ciência, o que é extremamente benéfico para o ambiente comunidade científica e a sociedade em geral.
O processo seletivo diferenciado, a infraestrutura variada e de ponta, o apoio em todos os aspectos necessários ao aluno e uma cultura de ensino focada na troca de conhecimentos e na formação de um cientista justificam os dados positivos e o aumento de concorrência.
As características da Ilum
O curso é integral – em nível de bacharelado – de ensino superior em Ciências, Tecnologia e Inovação, gratuito e com três anos de duração, combina teoria e prática em um ambiente imersivo, principalmente pela alta interação com as linhas de pesquisa realizadas no CNPEM, possuindo nota máximo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O processo seletivo
O ingresso no Curso de Ciência, Tecnologia e Inovação é possível através de um processo amplo. Primeiramente, o candidato deve se inscrever e manifestar interesse na vaga, redigindo um texto pessoal a respeito do seu interesse sobre a Ilum Escola de Ciência. Posteriormente, é avaliada a nota do ENEM e uma entrevista com a comissão de avalição pré-seleciona 100 candidatos que serão entrevistados. No final, são selecionados 40 candidatos (com reserva de 50% das vagas para estudantes de escolas públicas). Outra informação interessante é que todo transporte para estudar na Ilum é custeado, para garantir acesso dos alunos de todas as partes do país.
A iniciativa e os benefícios
Em 2021, o CNPEM financiado pelo Ministério da Educação (MEC), criou a iniciativa que expandiu a atuação do CNPEM: a Ilum Escola de Ciência.
A primeira turma ingressou em 2022 e conta com infraestrutura de moradia, transporte gratuito (entre moradia, a Ilum e o CNPEM) e alimentação (custeio de café da manhã, almoço e jantar, além das refeições aos finais de semana). Os alunos também recebem computadores para serem utilizados dentro e fora da escola, e tem a oferta de cursos de inglês de forma gratuita.
Outras vantagens de estudar na ILUM: estágio nas férias no CNPEM, proximidade de professores renomados e responsáveis por pesquisas de última geração – onde o aluno é visto individualmente nos seus anseios e interesses, na busca por sua formação científica – imersão nas práticas laboratoriais (ambiente maker), prática aliada à teoria desde o início do curso, interdisciplinaridade com base sólida em ciências, matemática e computação.
Reportagens e fotos
https://contec.org.br/mulheres-sao-maioria-em-terceira-selecao-para-graduacao-em-ciencias/
Depoimentos
Patrocínio
Realização