Criada em 1997, a Fundação para Inovações Tecnológicas-FITec é uma Instituição tecnológica credenciada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-MCTI junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação-CATI. Desenvolve projetos inovadores, serviços de consultoria, de Engenharia nas áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas-IoT, Indústria 4.0, Segurança Cibernética, Softwares e Aplicativos nas diferentes linguagens e sistemas operacionais, Transformação Digital, Ciência de Dados, Design Industrial e Engenharia de Produção. Também desenvolve projetos de Hardwares e Softwares embarcados, e para isso utiliza componentes de última geração. A FITec tem cinco unidades no Brasil: Campinas e São José do Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE, Sede) e Manaus (AM). Toda a tecnologia desenvolvida é aplicada em diferentes produtos e sistemas inovadores para os setores de Saúde (equipamentos biomédicos), Agricultura, Indústria, Energia elétrica, Telecomunicações, Informática, Mobilidade urbana, Logística e Segurança.
A FITec Campinas está localizada no Polo de Alta Tecnologia, juntamente aos Campi da UNICAMP e da PUC-Campinas, e de outros Centros de Pesquisa de relevância. Realiza parcerias com Universidades e grandes empresas nacionais e internacionais. Tendo iniciado suas atividades como desenvolvedora de projetos na área de Telecomunicações para operadoras, é hoje é um Instituto de Ciência e Tecnologia consolidado, com mais de trezentos projetos de P&D e duzentos equipamentos eletrônicos realizados, em 25 países e em diversas áreas.
A FITec tem uma atuação muito abrangente e relevante enquanto Instituto de Pesquisas à medida que reúne, efetivamente, o desenvolvimento de tecnologias e os negócios realizados com os clientes, onde as inovações são aplicadas, tornando possível a captação de investimentos. Um exemplo da efetividade desse método operacional de trabalho da Instituição é no agronegócio, campo que representa quase a metade das exportações totais do Brasil. Em 2018, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES realizou uma chamada pública para pilotos do uso de Internet das Coisas-IoT em larga escala. Uma das propostas selecionadas foi a “Plataforma integrada de dados (clima, solo, máquinas, eficiência energética e hídrica) para o monitoramento e recomendações sobre o uso de recursos naturais, insumos e maquinário”, denominada AgroConnect. O projeto contou com os parceiros Fundação para Inovações Tecnológicas-FITec, a Nokia Solutions and Networks-Nokia e Algar Telecom. A Instituição avaliadora do projeto foi a Universidade Federal de Uberlândia-UFU. As soluções de IoT implantadas sinalizaram que a transformação digital no setor agrícola contribui para o seu desenvolvimento sustentável, com uma produção mais eficiente, uso mais racional de recursos (água, energia) e conservação do solo.
No ano de 2022, a FITec Campinas foi um dos oito Centros de Pesquisas selecionados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial-EMBRAPII e pelo MCTI para desenvolver projetos nas áreas de IoT, Biotecnologia e Manufatura 4.0. Outros Institutos selecionados da EMBRAPII foram: Instituto Metrópole Digital/UFRN, de Natal (RN); a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), de São Paulo, capital; o Instituto Atlântico, de Fortaleza (CE) e o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, também de Campinas (SP).
Patrocínio
Realização