A Informática de Municípios Associados S/A-IMA é uma empresa de economia mista, criada em 9 de julho de 1976, na cidade de Campinas, com o objetivo de realizar o processamento de dados para a Prefeitura Municipal, para empresas e autarquias a ela ligadas, além de outros Municípios da região. A missão da IMA é criar soluções tecnológicas para facilitar a vida das pessoas, principalmente nos segmentos de Segurança, Educação e Saúde.
A empresa tem como meta conectar todas as escolas municipais da cidade e assim garantir o acesso à Internet para milhares de alunos. Informatização da área da Saúde, aprovação de projetos de construção e licenças ambientais (LAO – Licenciamento Ambiental on-line) são outros serviços importantes desenvolvidos pela IMA. É responsável pelos sistemas técnicos que garantem a estabilidade da página eletrônica da Prefeitura de Campinas e pelo gerenciamento de milhões de informações da gestão pública, com focos na segurança dos sistemas.
Já na década de 1980, a IMA passou a oferecer soluções que contribuíram para o aperfeiçoamento da gestão administrativa da Prefeitura de Campinas, e do atendimento à população. Foi pioneira no Brasil no desenvolvimento do Serviço 156 em Campinas, uma linha direta entre os cidadãos e o Poder Público, recentemente adaptado para os celulares. Em 1982, passou a ser responsável pela Imprensa Oficial de Campinas, editando o Diário Oficial do Município, que também foi substituído pela versão on-line.
Em 1992, lançou o Imageo, uma base cartográfica do Município de Campinas com informações georreferenciadas, sendo o primeiro produto comercializado pela IMA. No final da década de 1990, impulsionada pela necessidade de se preparar para o Bug do Milênio, iniciou a migração de seus sistemas para plataforma baixa, investindo na microcomputação. Isso abriu um novo campo de atuação e, a partir de 2001, com a utilização de soluções baseadas em ferramentas de desenvolvimento livres, a IMA desenvolveu uma série de sistemas voltados para a Administração Pública.
De 2004 a 2008, a empresa se estruturou para fornecer soluções a diversos Municípios, investindo em qualificação da sua mão de obra e de seus processos. Foram criados serviços altamente especializados e com alto grau de resolução no primeiro contato, como o Atendimento Tributário e o Disque Saúde. Em 2010, a IMA também iniciou a estruturação da sua área de telecomunicações, conquistando a licença da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para operar serviços de comunicação multimídia, ao mesmo tempo em que iniciou a construção de uma rede digital em Campinas. Na medida em que esta rede evolui, possibilita a oferta de conectividade gratuita à Internet em pontos de interesse público e maior disponibilidade de acesso aos órgãos descentralizados da Prefeitura de Campinas.
No início do ano de 2013 foi criada a Coordenadoria de Comunicação, posteriormente transformada em Gerência, possibilitando a ações internas importantes relacionadas à identidade visual, à comunicação interna e à informação de iniciativas tomadas pela empresa, o que contribuiu para a divulgação da marca IMA. No mesmo ano, instala-se a nova sede no bairro da Ponte Preta, com expansão significativa das instalações físicas da empresa e relocação de seus setores, caso do Data Center que, em 2014 teve duplicada a capacidade de armazenamento e de processamento aos sistemas de informação da PMC. Não à toa, no mesmo ano a empresa conquistou o certificado de Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS-Br) na categoria Serviços, com a certificação Nível G, concedida pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).
Em 2022, efetua-se nova mudança da sede da empresa para um moderno edifício no Jardim do Trevo. No mesmo ano é criado o PodCamp, primeiro podcast municipal gratuito em Campinas. Em 2023, a IMA, o app Waze for Cities (app de trânsito), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas-EMDEC e a Setransp Secretaria Municipal de Transportes-SETRANSP, anunciam uma parceria que possibilita adicionar alertas de trânsito no aplicativo para a visualização dos motoristas. O aplicativo prevê também o fornecimento de informações de tráfego ao Município, em tempo real, e o compartilhamento de dados históricos que contribuem para o planejamento estratégico da mobilidade urbana.
Patrocínio
Realização