Interdependência, Ciência, Tecnologis e Inovação e a Região de Campinas
Instituições de C&T&I

Instituto ELDORADO

Inspiração pelo novo.


Instituto ELDORADO - Fachada
Instituto ELDORADO – Fachada
Foto: Divulgação

O ELDORADO é um Instituto de Pesquisa privado, com sede na cidade de Campinas e foi criado no ano de 1999, tendo a empresa Motorola do Brasil como uma de suas Instituições fundadoras. Além da Sede, que conta com 38 laboratórios, o Instituto tem unidades em Porto Alegre, Brasília e Manaus. As pesquisas desenvolvidas são patrocinadas e subsidiadas por empresas e indústrias, dado que o Instituto não recebe verba governamental. A missão do Instituto ELDORADO-IE é fazer a ponte entre as Universidades e o mercado, em prol da evolução tecnológica do Brasil. Suas atividades se iniciaram com o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Telecomunicações e Informática, e tem como atuais desafios a expansão e levar a conectividade para outros segmentos, apresentando novas soluções e inovação.

As linhas de atuação do Instituto estão voltadas para soluções nas seguintes áreas: inovação aberta (desenvolvimento de produtos customizados para os clientes para Hardwares, Softwares, Microeletrônica); capacitação e treinamento constante de pessoal; testes de laboratório (padrões nacionais e internacionais de qualidade), e consultoria em inovação (objetivando acelerar digitalmente as empresas e incentivar o pensamento criativo).

As principais áreas do mercado em que o ELDORADO atua e que fazem da Instituição uma referência no Brasil, são: TIC (desenvolvimento de softwares e hardwares); Óleo e Gás (projetos customizáveis para petroleiras); Setor Automotivo (CASE = conectado, autônomo, shared e elétrico); Agronegócio (tecnologias de telemetria, plataformas de gestão agronômica, inteligência artificial no campo); Saúde (inovação na área de prevenção, diagnósticos, tratamento,  fabricação de produtos e aparelhos para pacientes); Energia (computação visual, inteligência artificial, microeletrônica, IoT, conectividade e blockchain); e Indústria 4.0 (as novas tecnologias, como IoT e IA, que tornam o processo produtivo mais ágil, reduzem custos, e aumentam a produtividade da empresa).

Além de ser uma unidade EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o Instituto ELDORADO é filiado também à EARTO (European Association of Research and Technology Organisations), e como integrante dessas Associações, busca seguir alguns requisitos fundamentais, por exemplo, estabelecer a conexão entre as infraestruturas de pesquisas e as infraestruturas tecnológicas, pois ambas, apesar de suas especificidades, devem atuar de forma conectada e não em oposição, o que é essencial para o funcionamento eficiente do ecossistema de P&D&I.

Um caso de sucesso e exemplo da relevância dessa conduta institucional se refere à startup PITEC criada em 2017 com o objetivo específico de desenvolver detectores de Raio-X, para aplicação de luz síncrotron no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron-LNLS do CNPEM. Este tipo de detector de Raio-X é único no Brasil e poucas empresas ao redor do mundo tem tecnologia para desenvolver o produto. A parceria aconteceu entre a PITEC, o LNLS, o Instituto ELDORADO e a EMBRAPII, o que possibilitou o desenvolvimento de algo inédito e extremamente inovador, tanto no mercado nacional quanto internacional.

Durante a pandemia de Covid 19, os pesquisadores do Instituto desenvolveram o Projeto Solis voltado à produção de um aparelho de oxigenação extracorpórea, o qual faz a função dos pulmões para pacientes em estado crítico. O Solis foi utilizado pela 1ª vez num paciente na cidade de João Pessoa, PB. A tecnologia foi aprovada pela Anvisa e o projeto fomentado pela EMBRAPII, estando hoje em utilização na Ucrânia e na Índia.

Saiba mais:

Website do Instituto ELDORADO-IE

O ELDORADO - Website oficial

 

Lei Rouanet

Patrocínio

BOSCH

Realização

Fundação Fórum Campinas

 

Ministério da Cultura - Governo Federal