“Macunaíma, porém, disse ainda uma outra coisa: “Não vim ao mundo para ser pedra”. Pedras são indiferentes, sem consciência, sem ação. Pedras não se arriscam”. Assim, o professor e historiador Jorge Coli conclui sua apresentação da obra “Campinas, das origens ao futuro” do arquiteto e ex-prefeito de Campinas Antônio da Costa Santos – o Toninho (1952 – 2001), e na qual o autor se debruça sobre os caminhos da evolução urbana e territorial do Município, medita sobre os liames entre passado, presente e futuro, e investe em caminhos para a inteireza econômica, social e ética de uma grandeza coletiva desejada.
Aposta essa compartilhada com a Fundação Fórum Campinas no início dos anos 2000, quando as Instituições de Pesquisa já de muito atuantes nas terras campineiras se uniram, cada uma com suas características peculiares, para oferecer um grande salto de qualidade nos serviços prestados à comunidade, em prol da vida comum e da construção de uma nova cultura. Nas palavras do Reitor da PUC-Campinas à época, Pe. José Benedito de Almeida David: “Estamos tentando vencer o desafio: construir cada vez mais alianças. A gente se apoia, cresce junto e isso reflete na cidade e na região.”
(Em “Universidades têm mais de 40 mil alunos”, Jornal Correio Popular, 2003)
Do Bairro Rural do Mato Grosso, pouso de tropeiros da Vila de Jundiaí na primeira metade do século XVIII, a sede da Região Metropolitana de maior PIB per capita do país e hub internacional de C & T & I, Campinas constrói sua história como lugar de forte progressão industrial, econômica, inovadora, cultural, tecnológica, e mais do que tudo, de conhecimento.
A primeira casa de Pesquisa Agronômica do país, onde surge o trigo que origina o pão, a fruta que se transforma em suco, o algodão que resulta em roupas, a borracha da seringueira que se torna pneus, a cana-de-açúcar que gera o etanol. A Ciência Agronômica desenvolvida pelo IAC é fundamental para a vida cotidiana e a segurança alimentar no Brasil e no mundo.
Atuando em Pesquisa e Desenvolvimento desde 1905, com foco na produção animal eficiente, qualidade de produto animal e redução dos impactos ambientais, gera tecnologias em Bovinos de Leite e Corte, Pastagens e Alimentação, Genética e Reprodução, Pecuária Sustentável e outras áreas, que são transferidas ao produtor e chegam direto à mesa dos consumidores.
Centenária já, atua no desenvolvimento e na qualificação de empresas e empresários de Campinas e região, com foco em redução de custos, oportunidades de negócios e educação empreendedora. Sua eficiente ação organizativa agrega as organizações comerciais associadas no atendimento dos serviços oferecidos, tornando-as agentes ativas da história dos Municípios.
Solucionando problemas sanitários da Agropecuária paulista e brasileira, conquistou projeção internacional em quase um século de existência com programas de promoção da sanidade dos produtos e o respectivo trânsito nos diversos mercados consumidores, no país e fora, como cana-de-açúcar, soja, banana, seringueira e plantas ornamentais.
Mantendo o compromisso social de atender as demandas científicas e tecnológicas de cada período, com base em seus valores institucionais de fraternidade e solidariedade, proatividade e inovação, desenvolvimento ambiental e gestão econômico-financeira sustentáveis, compartilhando conhecimentos e propiciando formação profissional de excelência.
Considerado o “braço econômico” da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios-APTA, desde 1942 é a primeira Instituição a sistematizar os estudos sobre economia agrícola no Brasil, possuindo tradição de pesquisa, análise e divulgação de dados estratégicos em âmbito informacional, relativos ao setor da Agricultura em consonância com a sociedade civil.
Com quase um século, possui tradição e importância no cenário da industrialização do país e de SP. Norteado em propiciar a ação e o desenvolvimento autônomos do setor industrial e seus interesses, mais do que formalizar propostas, atua para mudar métodos e modelos de pensamento arraigados, estar atualizado e em consonância responsável com a ordem global.
Mais de meio século produzindo ciência, tecnologia e inovação em prol da sociedade e da indústria brasileira de Alimentos, desenvolvendo técnicas eficientes de armazenamento, processamento, acondicionamento, transporte e aproveitamento racional da matéria prima, orientando as empresas na qualidade e na segurança, agregando valor aos produtos nacionais.
Da pedra fundamental em 1966 ao Planejamento Estratégico dos anos atuais, a universidade se estabeleceu como polo de multi desenvolvimento e pioneirismo constante das áreas de Excelência. Na busca por resultados para a sociedade, tanto no ensino, quanto na pesquisa, extensão e gestão, promove a autonomia científica e tecnológica e o protagonismo sociocultural regional e do país.
Missão de promover o desenvolvimento rural sustentável em programas e ações participativas com a comunidade e segmentos do setor agrícola, coordenando e executando os serviços de assistência técnica e extensão rural ao pequeno e médio produtor rural, para a produção animal e vegetal, a conservação do solo e da água e a produção de sementes e mudas.
Pesquisa em Ciência e Tecnologia voltada para os ramos de Pesca, Aquicultura e Recursos Hídricos. Desenvolve projetos buscando integrar desenvolvimento técnico e responsabilidade socioambiental para aprimorar a ação do agronegócio do pescado. Gera e difunde conhecimentos visando o uso racional dos recursos aquáticos vivos e a melhoria da qualidade de vida.
Pública de direito privado, é a maior empresa de pesquisa agropecuária de clima tropical do mundo. Modernizou e promoveu o crescimento do setor com pesquisa tecnológica, transferência de conhecimento ao produtor rural e extensão das fronteiras agrícolas. Fez do Brasil referência em opções de alimentos com redução de custos e produção com bases sustentáveis.
Do objetivo original, como Centro de Tecnologia, de buscar a autonomia tecnológica do país em Telecomunicações, ao formato de Fundação, a ação permanente que vai da ideia à implementação – pesquisa aplicada, pesquisa básica em parcerias acadêmicas, desenvolvimento e transferência de tecnologia para a indústria – e a presença plena no caminho da inovação.
Desde 1976 impactando positiva e estrategicamente organizações e sociedade, com soluções tecnológicas inovadoras na gestão pública para facilitar o dia a dia da população, especialmente nos segmentos de educação, saúde e segurança. Realiza o processamento de dados para a Prefeitura Municipal de Campinas, suas empresas e autarquias, e demais Municípios da região.
Criado para formular e aplicar Políticas Públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação de fortalecimento ao setor produtivo e bem-estar da população, com vistas à autonomia nacional em Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC nas áreas de Robótica, Visão Computacional, Tecnologias Tridimensionais, Concepção de Hardwares e Software e Segurança de Sistemas de Informação.
Reconhecida nacional e internacionalmente, promove pesquisas articulando Meio Ambiente e Agricultura nas atividades agrícolas e pecuárias, florestais e agroindustriais, reabilitando áreas degradadas, fazendo controle biológico de pragas e doenças, realizando estudos de biossegurança, biodegradação de agrotóxicos, qualidade e uso sustentável da água.
Com atuação transversal, equipe multidisciplinar e infraestrutura computacional de alto desempenho, desenvolve soluções de TIC para o setor agropecuário, apoia Políticas Públicas e o Ecossistema de Inovação Aberta. Rege a transformação digital no campo, tendo a computação como 3º pilar da pesquisa científica, ao lado da teoria e da experimentação.
Desenvolve métodos e sistemas de monitoramento das regiões do país, apoiando com análises territoriais integradas o desenvolvimento e a gestão municipal, e atendendo demandas de inteligência territorial estratégica para agentes e Instituições do Agronegócio nacional, públicos e privados, atenta aos desafios tecnológicos e aos problemas reais do mundo rural.
Desde 1993 em Campinas, expandiu-se coordenando esforços públicos e privados para gerar impactos positivos na sociedade com tecnologia e inovação. Tornada OSCIP em 2002, reúne empresas de software e base tecnológica, atuando como elemento centralizador de um ecossistema de estabelecimentos. É agente do Sistema SOFTEX, com mais de 6 mil empresas no Brasil.
Nomeadamente um dos grandes Institutos de C & T do Brasil, desenvolve soluções digitais e tecnológicas, auxilia os clientes a desenhar e testar produtos físicos com tecnologias de Cibersegurança, Cloud Computing, Data Analytics, Design, Inteligência Artificial, Mobile e Web multisetoriais, do agronegócio à saúde humana e animal, da construção às finanças.
Centro de Referência aberto, multiusuário e multidisciplinar que atende os agentes do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em áreas estratégicas como Agricultura, Saúde, Energia, Materiais e Meio Ambiente. Com o acelerador de partículas de 4ª geração Sirius e Laboratórios, realiza pesquisas científicas em nível atômico-molecular.
Instituição Tecnológica voltada à inovação e serviços de consultoria de Engenharia em IA, IoT, Indústria 4.0, Segurança Cibernética, Softwares e Aplicativos em distintas linguagens e sistemas operacionais, Transformação Digital, Ciência de Dados, Design Industrial e Engenharia de Produção, agregando projeto, desenvolvimento, negócios e captação de recursos.
Com a missão de ser ponte entre Universidades e setor produtivo na evolução tecnológica do Brasil em TIC, realiza suas pesquisas com patrocínio de empresas e indústrias. Conectando infraestruturas de pesquisa e de tecnologia, tem como linhas de atuação a inovação aberta, capacitação e treinamento de pessoal, testes laboratoriais e consultoria em inovação.
Instalado estrategicamente em Campinas, na confluência de aeroportos e importantes vias de SP, estimula o desenvolvimento econômico e a competitividade, com foco na atração de empresas de base tecnológica. Credenciado ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos-SPTEC, pauta-se por localização, compartilhamento de serviços e qualificação do meio ambiente.
Com o trabalho integrado de seus Institutos de Pesquisa e Unidades Regionais, contribui para a evolução do conhecimento científico e para o desenvolvimento tecnológico do setor, atendendo às demandas tecnológicas das cadeias de produção do agronegócio, transferindo conhecimento com foco em sustentabilidade, inovação e responsabilidade socioambiental.
Instituição brasileira sem fins lucrativos destinada ao desenvolvimento de soluções inovadoras de engenharia para os setores público e privado no Brasil e no exterior, nas áreas de Automação, Informática e Física em geral, tem como compromisso desenvolver tecnologias disruptivas para a criação de novas demandas e negócios, com garantia de aplicabilidade.
Criada em 2003, tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas-RMC, visando o desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdades regionais e a tomada de decisões de forma democrática entre Estado, municípios e a sociedade civil.
Um dos maiores Institutos de Ciência e Tecnologia do Brasil, em quase 20 anos de história especializou-se em solucionar problemas e conta com mais de 1.000 projetos que impactam a vida de milhões de pessoas, produzindo inovação em Consulting Services in ICTs, P&D, IA, Data Science, Programação Neuro Linguística, Cybersecurity, IoT e Visão Computacional.
Comunidade criativa de fomento sustentável de longo prazo à promoção de um ecossistema organizado, baseado nos pilares de empreendedorismo, acesso ao capital e ambiente regulatório. Tem como missão conectar startups às grandes empresas, ao poder público, aos Institutos de Pesquisa e Universidades, gerando negócios na sociedade loco regional.
A Ciência não é estática. Igual à História, acontece pelo acúmulo de conhecimentos e tem a difícil missão de ser mais e mais colaborativa e eficiente, em prol da comunidade global. A pandemia de COVID-19 e as mudanças climáticas trouxeram um grande desafio: toda e qualquer evolução social implicará uma caminhada educativa e solidária de ressignificar a vida.
Patrocínio
Realização