Interdependência, Ciência, Tecnologis e Inovação e a Região de Campinas
Entidades Empresariais

Softex – Núcleo Campinas

Coordenando esforços públicos e privados para gerar impactos positivos na sociedade por meio da tecnologia e da inovação.


Logotipo SOFTEX
Logotipo SOFTEX
Imagem: Divulgação

A SOFTEX-Núcleo Campinas foi fundada em 1993, pela Prefeitura Municipal de Campinas, a Universidade de Campinas-UNICAMP e Associação das Empresas de Software de Campinas-ANCS. É uma entidade sem fins lucrativos, que reúne empresas de software e de base tecnológica. Reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP em 2002, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas.

A Softex Núcleo Campinas é um dos agentes da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro-SOFTEX, também uma OSCIP com sede em Brasília, que coordena o Sistema SOFTEX. O Sistema SOFTEX beneficia mais de 6 mil empresas em todo o território nacional por meio de uma rede formada por 22 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. Trabalham em articulação com a iniciativa privada e com os Governos Estaduais e Municipais, Instituições de empreendedorismo, inovação, apoio ao desenvolvimento de negócios, fundos, Centros Acadêmicos e Instituições de fomento.

A SOFTEX iniciou sua atuação na Região Metropolitana de Campinas-RMC, expandiu para a cidade de São Paulo, estabeleceu parceria com outras entidades de apoio empresarial e hoje atua em todo o Estado de São Paulo, nos Estados de Goiás, Paraná, Maranhão e Piauí. Durante sua trajetória realizou centenas de projetos focando em PD&I para desenvolvimento de produtos e soluções, implantação de metodologias de controle de processos, captação de recursos financeiros, gestão e formação de capital humano, estruturação comercial e de Marketing, formação de consórcio de empresas para alavancagem de negócios, empreendedorismo, qualidade, Internacionalização de empresas, Funding para busca de recursos financeiros reembolsáveis e não reembolsáveis.

Em 2013, em parceria com a Prefeitura de Campinas, a SOFTEX criou a primeira aceleradora municipal de empresas do país, preparando empresas para a operação e comercialização de seus produtos e para um segundo ciclo de crescimento, após a fase de incubação. Neste circuito, startups têm o acompanhamento de mentores, executivos e profissionais de grandes empresas que as ajudam a escolher os melhores caminhos e a superar as barreiras iniciais do crescimento. Na fase final da aceleração, as empresas são preparadas para receber investimentos e apresentam suas propostas de negócios a um grupo de investidores. A participação do Poder Público em aceleradoras de empresas, que já era prática consolidada em projetos Estaduais e Federais, foi inédita em nível Municipal.

A Associação Brasileira das Empresas de Software-ABES e o Núcleo Softex Campinas promoveram em 2016, a divulgação do Programa HCM, que visou organizar e disseminar as boas práticas na gestão de pessoas das empresas do setor de TI e também das de base tecnológica. O programa começou com empresas do interior de São Paulo, por meio de uma pesquisa de salários no setor e verificou-se a dificuldade de comparar as funções, pois as remunerações eram muito discrepantes, faltavam planos de carreira ou mesmo as descrições das atividades atribuídas a cada cargo.

A partir do diagnóstico inicial, o Núcleo SOFTEX Campinas mobilizou 30 empresas associadas, que juntas possuíam 4 mil funcionários, para a criação de uma plataforma online, que organizou os dados obtidos no mapeamento de cargos e salários praticados pelas organizações participantes. As informações se tornaram referência na hora de contratar e promover os funcionários. As empresas contribuíam com dados para a plataforma, tornando-a importante ferramenta no processo de RH.

No ano de 2019, a SOFTEX Campinas concentrou esforços na realização de ações de apoio ao processo de retomada do crescimento das empresas, focando principalmente nas áreas de investimento e capacitação de mão de obra técnica e na atuação junto ao Poder Público com a participação no Planejamento Estratégico Campinas Cidade Inteligente-PECCI. Este planejamento direcionou as ações a serem realizadas em Campinas no período de 2018 a 2028. O objetivo era tornar o Município reconhecido, no Brasil e no Exterior, como uma Cidade Inteligente, focada nas pessoas e não apenas nas tecnologias, com uma gestão eficiente e de qualidade de vida para os seus cidadãos. O projeto de Cidades Inteligentes foi fruto da parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e a Prefeitura Municipal de Campinas, e em ações com as Prefeituras Municipais de Jundiaí e Piracicaba e a Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região-ATEPI.

Saiba mais:

Website SOFTEX

Institucional - website oficial

 

Lei Rouanet

Patrocínio

BOSCH

Realização

Fundação Fórum Campinas

 

Ministério da Cultura - Governo Federal