O VENTURUS nasceu como INFORMAT, em 1995, no formato de um centro de tecnologia ligado à empresa Ericsson. Em 2006, estabelece sua Sede em Campinas, de início no centro da cidade, e posteriormente em definitivo no Polo II de Alta Tecnologia, no Distrito de Barão Geraldo. É nomeado hoje como um dos grandes Institutos de Ciência e Tecnologia do Brasil, habilitado para receber fomento do governo e exercer atividades de P&D. Desenvolve soluções digitais e tecnológicas, auxiliando os clientes a desenhar e testar produtos físicos (hardware). As tecnologias desenvolvidas pelo VENTURUS abrangem as áreas de: Cibersegurança (proteção de dados e operações), Cloud computing (soluções em nuvens que geram economia de tempo), Data Analytics (dados que geram valor para as empresas), Design (protótipos e soluções estratégicas com resultados de valor para o cliente e o usuário final), Inteligência Artificial (economia de tempo e redução de erros humanos no negócio), Mobile (customização de sistemas operacionais e soluções para smartphones, tablets, automóveis, TVs), e Web (plataformas para diferentes mercados, desde a indústria até o agronegócio e serviços essenciais).
Em Campinas, o Instituto conta com laboratórios de: IoT (Inteligência das Coisas/ desenvolvimento de Hardware e testes de comunicação); Meios de Pagamento (análises de falhas, testes de performance de baterias, de melhorias e pré-testes Anatel); e, Dispositivos Móveis (testes de operadoras, testes funcionais, testes paramétricos e pré-certificação, testes climáticos). O VENTURUS atua em diferentes mercados, como: agronegócio, setor automotivo, construção civil, eletroeletrônicos, finanças, indústria 4.0, meios de pagamento, papel e celulose, saúde animal, saúde humana e utilities. Desde 2020, conta com a Universidade Corporativa Venturus-VNT SCHOOL, cujo objetivo é capacitar os seus profissionais, desenvolvendo competências técnicas em todas as áreas de atuação do Instituto.
Atuando no campo da Saúde, a partir de Acordo de parceria firmado em junho de 2021, o Instituto desenvolveu uma ferramenta de análise de dados denominada Health Analytics System-HANAS para a PUC-Campinas e o Hospital e Maternidade Celso Pierro da Universidade, que auxilia na administração de Unidades de Saúde e no tratamento e combate a doenças. As análises das informações colhidas no Hospital também possibilitaram a criação de um perfil epidemiológico da região. O projeto criou toda a estrutura de gerenciamento, de ETL (Extração, Transformação e Carregamento) e enriquecimento dos dados, além de uma interface dinâmica e intuitiva para visualizar as informações.
No agronegócio, no que se refere à digitalização do setor rural, o VENTURUS desenvolveu aplicativo que funciona tanto na versão web quanto mobile, onde o produtor pode consultar a previsão meteorológica em detalhes, favoritar as commodities de interesse, visualizar a cotação das moedas e acompanhar os preços e variações dos produtos favoritos. O cliente solicitante foi beneficiado com o crescimento e desenvolvimento da marca com apoio da tecnologia produzida pelo VENTURUS.
Merece destaque a ação do Instituto de participar no AfroDev, programa de inclusão social que tem como objetivo desenvolver, capacitar e oferecer oportunidades reais de emprego para profissionais negros na Região Metropolitana de Campinas (RMC), e que queiram trabalhar na área de tecnologia. A intenção é formar novos talentos para suprir a demanda de profissionais qualificados e aumentar a diversidade na área. Em 2022, essas e outras iniciativas auferiram ao VENTURUS indicações de ser uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Patrocínio
Realização